Quatro rios de Mato Grosso estão impróprios para banho; saiba quais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou que quatro praias fluviais analisadas em Mato Grosso foram classificadas como impróprias para banho, conforme estudo realizado em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior (CBH). As análises abrangeram os municípios de Diamantino, Nortelândia e Nova Marilândia, mas apenas a praia Rota do Sol, no Rio Santana, localizada em Nortelândia, foi considerada própria para recreação primária.


Em Diamantino, as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial foram avaliadas e classificadas como impróprias. O mesmo ocorreu com a praia dos Cachorros, em Nova Marilândia. A avaliação, parte da campanha de balneabilidade, foi conduzida pelo Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, com amostras coletadas pelo CBH.


A campanha de balneabilidade tem como objetivo verificar a qualidade da água em locais destinados à recreação primária, ou seja, que envolvem contato direto e prolongado com a água. As praias analisadas são classificadas como próprias ou impróprias, com base em parâmetros técnicos que avaliam o nível de segurança para os banhistas.


A Sema reforça à população a necessidade de evitar o banho em locais classificados como impróprios, especialmente após chuvas intensas, e a ingestão de água desses rios sem o devido tratamento. Crianças e idosos devem receber atenção especial para evitar incidentes.


Moradores também podem comunicar à Sema situações que coloquem em dúvida a qualidade da água, permitindo que sejam realizadas novas análises, caso necessário.




Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT