A 9ª edição do evento mobilizou centenas de voluntários em torno de preservar os rios e conscientizar sobre a importância da limpeza e sustentabilidade ambiental em Rondonópolis
No último sábado (23), em Rondonópolis, ocorreu o 9º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Essa ação é fruto da colaboração entre a Prefeitura de Rondonópolis, o Juizado Volante Ambiental (Juvam), o Ministério Público do Estado (MPE) e várias entidades públicas e privadas. Ela integra o projeto "O Rio é Nosso" e conta com o apoio do Ministério Público Estadual. A ação contou com o apoio de mais 1.350 inscritos, totalizando mais de 1.850 voluntários, envolvendo 40 instituições e empresas do município.
A limpeza foi dividida em 18 trechos, que compreenderam os mais de sete quilômetros de extensão das margens do ribeirão. A ação começou pelo anel viário, no bairro Lúcia Maggi, e finalizou no cais, onde o Arareau encontra o Rio Vermelho.
O projeto teve início desde 2015, o mutirão já retirou 850 toneladas de resíduos das margens do rio ao longo das edições. De acordo com o promotor de Justiça, Marcelo Caetano Vacchiano, o projeto tem alcançado resultados positivos. Ele enfatizou que o Ministério Público Estadual (MPE) é um dos principais parceiros, juntamente com o Juvam, e diversas entidades públicas e privadas com o objetivo de revitalizar o Ribeirão Arareau, trazendo-o de volta às suas origens. O projeto abrange a limpeza do rio, mas vai, além disso, incluindo a conscientização da comunidade, a recuperação das nascentes, comentou o promotor.
Conforme afirmou a juíza Milene Beltramini, da Terceira Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, as iniciativas do projeto têm como objetivo revitalizar o Ribeirão. "Todo ano é realizado um evento voltado para a conscientização ambiental. Apenas espero que isso se multiplique, que essa conscientização, ao nos depararmos com o que é irregularmente descartado nas ruas e que acaba indo parar nos rios, seja sempre fortalecida no munícipe, para que ele faça o descarte de forma adequada e correto."
A ação contou com o apoio de várias empresas e entidades, entre elas a Refrigerantes Marajá S/A. Segundo a diretora executiva da empresa, Ulana Maria Bruehmueller, destaca a relevância dessa ação na redução dos impactos ambientais. “Este evento, promovido pelo Juvam, está alinhado com as práticas de ESG da nossa empresa. Para nós, apoiar ações que contribuam para minimizar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, incentivam o voluntariado, fortalece a sociedade como um todo", afirmou a diretora.