A instalação do novo shopping que está sendo estudada por um grupo de empresários e empreendedores da cidade pode mudar o eixo do desenvolvimento do Leste da cidade, que engloba a região da UFR, Atlântico , Anel Viário, avenida do Estudantes, Júlio Campos e o Sagrada Família.
O local vive um boom de investimentos no setor imobiliário de médio e alto luxo. A reportagem do Primeira Hora apurou que são atualmente dois condomínios fechados de luxo em pleno funcionamento e ainda há a perspectiva de construção de pelo menos mais três, além de um que está com as obras em andamento.
Pelo levantamento, toda a região teria seis empreendimentos de luxo, que aliados ao novo shopping poderia transformar a região no metro quadrado mais valorizado da cidade. Além das torres de apartamentos que estão sendo construídas na avenida Júlio Campos.
Na segunda-feira (1), um grupo de empresários representando a Sallas Construtora, o Grupo TMI, América e Unio deixou claro que deve mesmo construir um shopping na região. O endereço escolhido será na avenida dos Estudantes nas proximidade da UFR e Parque de Exposições. O empreendimento será um dos maiores da região com previsão de investimentos na casa dos R$ 250 milhões em uma área de mais de 13 hectares que deve contar com hotel, salas comerciais e uma estrutura com mais de 140 lojas.
Projeção do novo CPA de Rondonópolis
Para completar a situação, o prefeito Zé Carlos do Pátio já anunciou que vai construir na mesma região, o Centro Político Administrativo, em uma área nos fundos da UFR, que deve ser contemplada por um complexo viário de pelo menos três grandes avenidas, ligado a região ao centro, Vila Aurora e região do Atlântico.
No local vai funcionar a nova prefeitura, nova Câmara de Vereadores e o Fórum de Justiça.
A ida da cidade para a região Leste é uma tendência que começou na década de 80, quando os investidores passaram a ver com bons olhos a região da Vila Aurora.
A construção de pontes de concreto ligando a Vila Aurora ao centro, contribuiu para isso.
O local passou a receber imóveis de alto padrão e a avenida Lions Internacional recebeu os grandes bares e restaurantes, passando a ser point da vida noturna.
No ano 2000, a Vila Aurora explodiu como polo imobiliário com a construção de Rondon Plaza Shopping.
O local recebeu a infraestrutura de asfalto e a ser também uma espécie de queridinho do mercado imobiliário, com o surgimento de torres e hotéis na avenida.
O mercado vertical praticamente se voltou para a região.
Antes no entanto, os polos de crescimento das chamadas moradias de luxo na cidade era o bairro Santa Cruz, Vila Birigui e Vila Goulart.
Confira o vídeo com projetos da região leste: