Sete pessoas foram presas durante a Operação Pacificare, nesta quinta-feira (17), no distrito de Taquaruçu do Norte, em Colniza (1.064 km de Cuiabá), e Machadinho D’Oeste (RO). Durante a ação, um homem identificado pelas iniciais M.B. também foi morto.
Quatro mandados de prisão foram realizados, sendo três em Machadinho D'Oeste e um em Colniza, durante as investigações iniciais. No município de Mato Grosso também foram realizados cinco mandados de busca e apreensão.
No distrito de Taquaruçu do Norte, a operação cumpriu os mandados de prisão contra uma organização criminosa que ameaçava posseiros na tentativa de se apropriar das terras por meio de intimidação. O grupo de criminosos costumava atacar mulheres ou idosos, para que não houvesse enfrentamento contra eles.
De acordo com a Polícia Civil, M.B. entrou em confronto com os investigadores durante as investigações no mês de julho, e chegou atirar nos policiais. Durante a operação que ocorreu nesta quinta-feira, ele voltou a confrontar os militares e morreu durante a ação.
Durante a operação, além de quatro prisões em flagrante, onze apreensões de arma de fogo, diversas munições e vários aparelhos celulares também foram apreendidos.