Mais de cinco mil mulheres vítimas de violência doméstica acionaram o "Botão do Pânico Virtual" entre 23 de junho de 2021, quando o aplicativo foi criado, até esta segunda-feira (7), de acordo com o Poder Judiciário. Isso representa, ao todo, 5.360 casos autorizados pela Justiça.
Destas vítimas, 407 precisaram acionar o mecanismo de proteção e receberam atendimento imediato pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.
No período, também foram concedidas 105 medidas protetivas online pelos juízes e juízas das Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Aplicativo
Segundo a Polícia Civil, o Botão do Pânico é um aplicativo instalado nos celulares de vítimas de violência doméstica, com o objetivo de auxiliar na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas.
O aplicativo é gratuito e está disponível para todos os tipos de dispositivos móveis.
Ajuda
Medida Protetiva online – Pode ser solicitada pelo site. Clique em “Solicitar Medida Protetiva” e depois em “Iniciar Pedido de Medida Protetiva”.
SOS Mulher – Botão do Pânico – Aplicativo que deve ser instalado no celular e poderá ser utilizado para mulheres com medidas protetivas determinadas judicialmente e que morem em em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, cidades com unidades do Ciosp instaladas.