O deputado estadual Thiago Silva (MDB) cobrou do Comando do Corpo de Bombeiros a manutenção e devolução por parte do Governo do Estado da Escada Magirus para o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros realizar o combate à grandes incêndios, fogo em grandes alturas e até no resgate de pessoas.
De acordo com relatos de comerciantes, a falta da escada é um grande problema e coloca em risco a vida de inúmeras pessoas, as quais podem ser vítimas de incêndios em edifícios.
A escada do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis foi danificada há cerca de dois anos e por conta da pandemia o Estado teve dificuldades de viabilizar a compra de equipamentos e peças e também a vinda de um técnico da Alemanha para realizar o procedimento de manutenção, informação esta dada pelo Corpo de Bombeiros.
O deputado Thiago cobrou celeridade, pois tem crescido o número de prédios em Rondonópolis e outras cidades da região, logo é preciso que os bombeiros estejam totalmente estruturados para garantir o salvamento de vidas.
Thiago relatou ao Comando do Corpo de Bombeiros que na última sexta-feira (21), houve um princípio de incêndio em um apartamento de um prédio localizado na Vila Aurora, porém o fogo, que começou na fiação elétrica de um ar-condicionado, acabou não se alastrando e sendo debelado pelos Bombeiros sem maiores dificuldades. Mas a situação poderia ter sido diferente, caso o fogo tivesse se alastrado e, aí, a Escada Magirus poderia ser o diferencial para se evitar um desastre maior.
O Comandante Alexandre Borges do Corpo de Bombeiros informou ao deputado que o antigo contrato para a empresa prestar manutenção na escada estava com os preços defasados por conta da pandemia e dessa forma, o Governo de Mato Grosso realizou um novo contrato no valor de R$ 1,7 milhão para fazer a manutenção da Magirus até o final de março de 2.022.
Thiago Silva também fará indicação na Assembleia Legislativa para que o Corpo de Bombeiros possa adquirir novas escadas Magirus para ficar como reserva e também atender as cidades polos onde tem aumentado a construção de prédios. “Além do Governo entregar novas escadas nas cidades-polo, precisamos substituir as que estão quebradas”, sugere o parlamentar.
Escada Magirus
A Auto Escada Mecânica Magirus é equipada com uma escada de 60 metros de altura e possui diversos equipamentos complementares que a colocam como uma das Escadas Mecânicas mais modernas do mundo. Ela possui um elevador de resgate com cesto e maca de resgate, que comporta até 3 pessoas, além de sistemas de iluminação, ventilação por pressão positiva e sistema de proteção respiratória individual para até 3 Bombeiros Militares. Possui também um canhão monitor, que possibilita o combate a incêndio remotamente, sem necessitar a presença de um Bombeiro Militar no topo da escada.