Depois do aumento de casos de Covid-19 com as festividades do Réveillon e do desgaste perante a população, o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), baixou um decreto proibindo a realização de festas de Carnaval na cidade.
O Decreto nº 008/22 tem como finalidade, segundo ele, a prevenção de contágio contra o coronavírus. O documento ainda será publicado no Diário dos Municípios.
Segundo o documento, o decreto é válido entre os dias 1º de fevereiro a 7 de março deste ano. O descumprimento pode gerar multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil, de acordo com a situação econômica do infrator.
Segundo Froner, fica proibido ainda som ambiente, banda, cantores, qualquer tipo de música ao vivo ou som mecânico a partir da meia-noite. Som automotivo está proibido em qualquer horário.
A fiscalização será feita por órgãos Municipais com apoio da Polícia Militar. Denúncias podem ser realizadas pelo contratado disponibilizado pela Prefeitura (65) 99233 3210.
Covid em Chapada
No começo deste ano, o Município viu os casos de contaminação por Covid-19 aumentarem consideravelmente devido aos eventos festivos realizados no Ano Novo.
O número de casos passou de 5 registros ao dia em dezembro para aproximadamente 18 infectados ao dia até 5 de janeiro.
De acordo com o Painel Interativo da Covid-19, Chapada tem 2.320 casos positivos da doença. Outras 87 pessoas morreram pela Covid e 3 pessoas estão internadas.
A letalidade na cidade é considerada alta, de 3,75%, maior que em Cuiabá (3,05%) e Várzea Grande (3,33%).