O parlamentar articulou a situação junto com o prefeito Moisés e vereadora Silvanei do município
O vice-presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), reuniu com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Mato Grosso, Antônio Gabriel dos Santos, no dia 14 de dezembro, para tratar sobre a abertura de acesso na travessia da BR-364 ao distrito de Irenópolis, em Juscimeira. Na oportunidade, também estiveram o prefeito Moisés dos Santos (DEM) e a vereadora Silvanei Cavalheiro (PL).
“Estamos com esse problema, em Juscimeira, com a necessidade de entrada para o distrito de Irenópolis e, infelizmente, vem acontecendo acidentes e deixando vítimas. Essa falta de retornos para melhorar a trafegabilidade dos moradores do distrito e à zona rural do município de Juscimeira atrapalha bastante. O tempo de percurso fica maior”, explica Claudinei.
Retorno
De acordo com o superintendente, já houveram várias conversas com Moisés sobre a necessidade de um retorno ao distrito de Irenópolis. “Quando assumi a fiscalização do contrato, a obra já estava sendo feita, toda a terraplanagem estava praticamente pronta e já estava partindo para a pavimentação e não tinha a questão do retorno próximo. A manifestação sobre essa questão do distrito, só foi falado depois que a obra estava no estágio adiantado”, explicou Antônio.
Uma das possibilidades apontadas por ele, foi a criação de um retorno para a passagem de veículos pequenos e motos. Tanto que já solicitou à equipe de supervisão fazer um estudo de área que possa ser instalado o retorno e evitar a passagem de veículos de grande porte. “Na entrada do distrito não há geometria segura para fazer um retorno grande. Eu não tenho geometria de visibilidade por conta da inclinação e distância de curva. O que a gente vai conseguir fazer é um retorno pequeno somente para carros pequenos e motos”, comenta.
Antônio aproveitou para informar que a atual concessionária não vai assumir o segmento e que é aguardada uma posição formal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a realização de uma nova licitação. “Essa nova licitação vai demorar de dois a três anos. Depois que formalizarmos com a ANTT, vamos fazer uma ação de ver a construção de um retorno. A gente já pediu para a equipe de supervisão ver o local”, disse.
Trincheira
O prefeito propôs a possibilidade de inserir um tipo de trincheira para facilitar o acesso ao distrito de Irenópolis, mas o superintendente disse que é possível – só que envolveria um custo muito alto, em média de R$ 7 mil reais, sendo preciso viabilizar recursos para atender essa proposta.
Já em relação ao pequeno retorno ao distrito, Antônio simulou que o custo não chegaria a custar mais de R$ 1 milhão. “Se der certo, vamos ter que incluir alguma sinalização especial para a redução de velocidade. Entrada e saída. Tentaríamos fazer bem próximo à entrada do distrito. Conforme for, poderá até mesmo colocar um radar”, comentou.
Ao debaterem as possíveis propostas para o acesso ao distrito de Irenópolis, com os devidos custos, Claudinei ligou para o senador Wellington Fagundes (PL) que informou que se reuniria, naquele mesmo dia, com o pessoal da concessionária que faria a devolução da concessão à ANTT.
Na chamada telefônica, o parlamentar federal solicitou ao Moisés o projeto quando estiver pronto da via que dá acesso ao Sucuri – cerca de 1.600 m -, para dar uma analisada. “Essa via por ser uma estrada vicinal, tem que ser pavimentada via governo estadual ou prefeitura municipal”, frisou Antônio.
Localização - O município de Juscimeira tem uma distância de cerca de 156 km da capital de Cuiabá. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) de 2017, a cidade conta com cerca de 11 mil habitantes.