Queda do Athletico Paranaense fecha lista dos 20 participantes da segunda divisão do Brasileiro do ano que vem, que contará com o estreante Athletic
A próxima edição da Série B do Campeonato Brasileiro tem todos os seus participantes definidos. O 20º time a confirmar presença na competição foi o Athletico Paranaense, rebaixado ao terminar o Brasileirão na 17ª colocação. O Furacão se junta a Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO como equipes relegadas à segunda divisão.
Do outro lado, o estreante Athletic encabeça a lista dos times promovidos da Série C. O clube mineiro foi o vice-campeão da terceira divisão e pegou o elevador à Série B junto com Remo, Ferroviária e o campeão Volta Redonda, que retorna à Segundona após 26 anos.
A equipe que há mais tempo não disputava a divisão e retorna em 2025 é a Ferroviária, que volta após três décadas. O Remo, por sua vez, teve participação recente em 2021.
Volta Redonda (campeão)
Athletic (vice-campeão)
Remo
Ferroviária
Atlético-GO
Criciúma
Cuiabá
Athletico-PR
Amazonas
América-MG
Avaí
Botafogo-SP
Chapecoense
Coritiba
CRB
Goiás
Novorizontino
Operário-PR
Paysandu
Vila Nova
Em 2025, a Série B do Campeonato Brasileiro seguirá o formato adotado desde 2006, espelhando o regulamento da Série A.
A competição será disputada por 20 clubes, que se enfrentam em turno e returno ao longo de 38 rodadas. Cada equipe disputará 19 jogos em casa e 19 jogos fora.
O torneio é realizado no modelo de pontos corridos, com a classificação final definida pela pontuação acumulada nas 38 rodadas.
Os quatro melhores colocados garantem acesso à Série A de 2026.
Os quatro últimos serão rebaixados à Série C de 2026.