O período de cadastramento para a matrícula web destinada a estudantes que não constam no quadro das escolas de Rede Estadual de Ensino, já começou. Além de novos estudantes, pode se cadastrar aqueles em situação de desistente ou os que solicitaram transferência de uma unidade escolar para outra. O prazo se estenderá até o dia 19 de janeiro de 2024.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que os estudantes PAEDE tem prioridade no processo e serão os primeiros a solicitar a matrícula entre os dias 28 e 29 de dezembro.
Já os estudantes não PAEDE, terão de 1º de dezembro até o dia 19 de janeiro para fazerem o cadastro. A solicitação da vaga e a confirmação da matrícula para esse grupo será de 10 a 19 de janeiro de 2024, para Cuiabá. “No caso dos estudantes não PAEDE dos demais municípios, a solicitação e confirmação de vaga será de 11 a 19 de janeiro de 2024”, completa Alan.
Todo o processo de cadastro e de matrícula web, ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. A solicitação só poderá ser feita por meio do site oficial da Seduc, na aba matricula.seduc.mt.gov.br, onde consta a relação das escolas participantes.
O secretário reforça que fazer apenas o cadastro e deixar de fazer a solicitação e a confirmação dentro prazo, não garante a vaga. “Tanto o responsável quanto o estudante deve ficar atento e acompanhar os prazos de solicitação, conforme o cronograma definido na Portaria Nº 1214/2023”, alerta.
“Todas as unidades que ofertarão vagas para Matrícula Web 2024 e as Diretorias Regionais de Educação disponibilizarão no período, computadores para a comunidade escolar realizar o cadastro do usuário e a solicitação de vaga”, orienta Alan.
Durante o período de solicitação de vaga, as escolas ficarão abertas de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, para fazer o atendimento presencial para confirmação de vaga. Pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar pretendida com a documentação exigida para confirmar a matrícula, em período concomitante à solicitação de matrícula.
Em caso de dúvidas, os responsáveis ou o estudante com idade acima de 18 anos poderá entrar em contato com a Seduc-MT por meio do 08000651717 ou encaminhar mensagens pelo ‘Fale Conosco’, do matricula.seduc.mt.gov.br.
No caso de o usuário esquecer a senha de cadastro, deverá solicitar a recuperação pelo Portal, ou caso tenha esquecido o e-mail pelo qual foi realizado o cadastro, a ferramenta para solicitação também é o 0800651717.
O ano letivo de 2024 está previsto para começar no dia 05 de fevereiro.
Documentos necessários
Documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável legal (RG e CPF); certidão de nascimento ou casamento do estudante; documentos pessoais do estudante (RG e CPF); fatura atualizada de energia elétrica da residência dos pais ou responsáveis; tipo do grupo sanguíneo e Fator RH do estudante; cartão atualizado de vacina do estudante (de acordo com a Lei Estadual nº10.736, de 09 de agosto de 2018); atestado médico oftalmológico ou avaliação técnica de optometria do estudante, apenas para o Ensino Fundamental (de acordo com a Lei N° 11.851, de 27 de julho de 2022) e histórico escolar ou atestado de transferência.