Câmara de vereadores de Rondonópolis retoma o “Programa Vereador Mirim”

Instituído através da Resolução Nº 561/2018, o “Programa Vereador Mirim”, tem por objetivo a  promoção e a interação entre a Câmara Municipal e a Escola, o que possibilita ao estudante a participação no processo e a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto em que vive. 


O programa também contribui para a formação da cidadania desses jovens, além de oferecer a compreensão dos aspectos políticos da sociedade em que vive, oportunizando a construção da história da cidade do futuro, de acordo com a expectativa atual.


A Lei que deu vida ao programa é de autoria do vereador Adonias Fernandes (MDB), e em 2018 foi eleita a primeira legislatura dos vereadores mirins. 


Depois de algumas legislaturas sem o programa, o presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça (PT), anuncia a retomada com previsão da primeira Sessão Ordinária do Parlamento Mirim para o mês de junho.


“Daremos início ao processo já nesta quinta-feira (13), com a abertura do período das inscrições, que segue até o dia 24. E vencidos todos os trâmites, a Diplomação dos vereadores mirins eleitos e seus suplentes, deve acontecer no final do mês de maio”, disse Mendonça que ressaltou ainda;


“ É importante que nossos jovens possam se conscientizar a respeito da importância das atividades parlamentares, do desenvolvimento de nossa cidade como um todo. Criando uma consciência crítica e construindo um debate democrático, defendendo suas ideias, mas sobretudo, respeitando os pensamentos contrários”, finalizou Júnior Mendonça.


O Programa Vereador Mirim é executado pela Escola do Legislativo. Depois eleitos nas escolas, os vereadores mirins passam por um aprendizado, aplicado pela Escola do Legislativo e a partir daí estão preparados para a realização de suas próprias sessões.



Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT