Os homenageados contribuíram com a produção de equipamentos de proteção contra Covid-19 aos profissionais da saúde de Alto Araguaia e região
Em reconhecimento à iniciativa de contribuir com a proteção e prevenção contra a Covid-19 aos profissionais da saúde, no dia 2 de dezembro, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) formalizou a entrega das Moções de Aplausos de nº 436/2020 ao professor Fernando Yoiti Obana da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Alto Araguaia, como, também, de nº 437/2020 aos acadêmicos do Curso de Ciência da Computação da instituição de ensino. O motivo deve-se a produção de Equipamentos de Proteção Individual – Cápsulas de Pressão Negativa e Protetores Faciais Acrílico por parte dos homenageados.
“Fui até a Unemat de Alto Araguaia para entregar em mãos aos envolvidos com essa importante iniciativa em proteger os nossos profissionais da área da saúde contra a Covid-19, não só de Alto Araguaia, como também, dos municípios circunvizinhos. Eles têm um trabalho sensacional, sendo a única unidade da instituição de ensino que realiza esse trabalho, em que pudemos conhecer de perto. Parabéns, ao professor Obana e aos alunos”, posicionou o parlamentar.
Reconhecimento
Em 2004, Obana iniciou como docente da Unemat de Alto Araguaia com contrato temporário. Dois anos depois, foi aprovado em concurso público na instituição de educação superior, no campus de Barra do Bugres e, logo, assumiu a coordenação da turma do curso de Ciência da Computação, em turma fora da sede, na cidade de Pontes e Lacerda. Somente, em 2009, retornou para Alto Araguaia e, atualmente, assume o cargo de professor adjunto na Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas. “É uma honra e satisfação receber essa homenagem. Agradeço de coração. A gente luta pela população e sempre buscando melhorias para o nosso município”, declarou o homenageado.
Os acadêmicos envolvidos na produção dos equipamentos de proteção, também foram homenageados, sendo que o professor Fernando havia conseguido com a Câmara de Vereadores de Alto Araguaia, a aquisição de uma impressora 3D e materiais que permitiram que os alunos ficassem a frente da produção das peças. Tanto que chegaram a produzir mais de mil unidades de protetores faciais.
Os alunos do curso de Ciência da Computação que foram homenageados são: Sara Moreira da Silva, Thalita Oliveira Rocha, Leiane Soares de Jesus, Edinaldo Serra Cardoso Junior, Feliphe Carvalho Rodrigues de Souza, Leonardo Xavier do Nascimento, Júlio César Correia de Araújo e Jean Dos Santos Oliveira.