A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis - Acir, tem como missão representar, defender, congregar e desenvolver o segmento empresarial, industrial e de prestação de serviços de Rondonópolis, visando à integração e o fortalecimento da economia local.
O Instituto de Pesquisa da Acir – I.P.A. é uma unidade dentro da estrutura da Acir e seu papel é justamente dotar o empresário de dados que possam se transformar em informações estratégicas e que sirvam de alicerce para ajudar no desenvolvimento e consolidação dos negócios, fomentando a movimentação do sistema econômico.
Por este motivo, o Instituto de Pesquisa Acir (IPA) realizou a pesquisa de avaliação de vendas com o comércio local para saber como foram as vendas no período de Natal de 2020.
Foi possível fazer o levantamento referente à satisfação do empresário com as vendas, forma de pagamento dos clientes e outras informações importantes.
Seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde- OMS para a prevenção da Covid-19, o comércio se preparou para a alta nas vendas durante o período.
Avaliação de Natal 2020
Foram entrevistados, responsáveis de 78 empresas de Rondonópolis, distribuídas entre centro, bairro e shopping, conforme mostra o gráfico, das empresas entrevistadas, 67% estão localizadas no centro, 19% nos bairros e 14% no shopping da cidade.
De acordo com 86% das empresas entrevistadas, a data comemorativa do Natal, alterou as vendas. Para 46% dos entrevistados, as vendas de Natal foram boas, outros 24% classificaram como regular e ainda, para 23% o período do Natal foi excelente.
Em relação ao ano anterior, para 41% das empresas entrevistadas as vendas foram maiores que no ano passado, 36% avaliaram que as vendas foram menores e para 20% permaneceram iguais ao ano anterior.
As empresas que responderam que as vendas aumentaram em relação ao ano anterior (41%), também indicaram o percentual de aumento que houve nesse período. Para 25% o aumento variou entre 10% a 20% de aumento, para 18,75% dos entrevistados o percentual de aumento foi entre 20% a 30%.
As formas de pagamento utilizadas de acordo com os entrevistados, foram cartão de crédito parcelado 44%, cartão de crédito à vista 15%, cartão de débito 14%, dinheiro 14%, crediário 12%.
Para 37% dos entrevistados, o dia 24/12 foi o dia que mais vendeu nesse período, para 28% dos lojistas, foi no dia 23/12 o maior volume de vendas, e por fim, 13% disseram que foi no dia 21/12 o melhor dia de vendas.
De acordo com 47,44% dos entrevistados, em média, seus clientes gastaram mais de R$ 200,00 reais, e para 14,10% seus clientes gastaram entre R$ 81,00 a R$ 110,00 reais nas compras para este período.
Quanto aos meios de comunicação e promoções, 51,28% das empresas entrevistadas utilizaram a divulgação nas redes sociais para promoções/publicidade, para 14, 10% foi utilizado o desconto, e 12,82% utilizou a televisão para realizar promoções/publicidade.
O presente mais vendido de acordo com 43% dos entrevistados foram confecções, para 8% dos entrevistados foram brinquedos, 5% dos entrevistados disseram que os aparelhos eletrônicos foram os mais escolhidos.
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