Energia elétrica vai ficar 8,6% mais cara em MT

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (4), a Revisão Tarifária Periódica da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S.A. (EMT), que atende cerca de 1,56 milhão de unidades consumidoras no Mato Grosso.

As novas tarifas da concessionária entram em vigor a partir do próximo sábado (8). Os consumidores residenciais terão um aumento de 8,62% no valor, já os clientes industriais (alta tensão), um acréscimo de 7,29%.

Os itens que mais impactaram a correção foram a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário e os encargos setoriais.

O reposicionamento tarifário, elaborado no momento da Revisão Tarifária Periódica, consiste na redefinição das tarifas ao nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos prudentes realizados pela concessionária.


Atendimento longe do esperado 

Apesar do aumento, segundo o divulgado, estar aportado no que seriam investimentos da concessionária, os serviços prestados pela Energisa são os piores entre todas as empresas, envolvidas em serviços públicos e privados, que atendem a população de Mato Grosso.

O fato é confirmado no documento que reúne todas as reclamações arquivadas no Procon-MT, no período de 01/01/2022 a 31/12/2022, divulgados recentemente, durante o Dia Internacional do Consumidor.

A ‘Energisa Mato Grosso’ liderou o pódio das mais mal avaliadas com (1.435 reclamações); em segundo lugar a ‘Águas Cuiabá’ (593); em terceiro lugar a ‘Via S.A. – Casas Bahia, Ponto Frio, Extra.com’ (209); em quarto lugar o ‘Banco Bradesco’ (204); em quinto lugar a ‘Caixa Econômica Federal’ (195); em sexto lugar o ‘Banco Pan’ (182); em sétimo o ‘Banco do Brasil’ (167); em oitavo lugar o ‘Banco BMG’ (143); em nono lugar a ‘OI S.A. -em recuperação judicial’ (120); e em décimo lugar a ‘Telefônica Brasil-Vivo’ (111 reclamações).




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Redação GNMT