Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir), Thiago Sperança e Renato Del Cistia, gravaram um vídeo no final da tarde desta terça-feira (30), onde pedem para que os comerciantes, que não prestem serviços considerados essenciais, que não abram a porta dos seus estabelecimentos nesta quarta-feira (31). “Não posso incentivar um pai de família a descumprir a Lei, você pode ser preso; consulte o seu contador e o seu jurídico”, disse o empresário.
Del Cistia orientou aos comerciantes procuraram no decreto federal 10282 para ver se o estabelecimento está dentro dos serviços essenciais. “Caso o seu estabelecimento não esteja, não abra as portas, você pode ser preso e pagar multa”, disse.
Ele ainda lamentou a situação. “Essa conta não é nossa”, resumiu.
Thiago, por outro lado, reforçou as palavras de Renato e destacou que a Polícia Militar deve agir a partir de quarta-feira. “O comando vai aplicar as regras do decreto estadual e municipal”, disse.
Ele destacou que as entidades vão trabalhar para reverter essa situação. “Vamos mostrar a todos que a economia não é culpada por tudo isso que está acontecendo”, explicou.