Na tarde desta terça-feira (26), o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, sofreu uma tentativa de assalto enquanto se dirigia à sede de sua igreja, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu na Rua Professor Plínio Bastos, por volta das 18h. Apesar da abordagem, Malafaia não foi ferido, e os criminosos fugiram sem levar nada.
Câmeras de segurança capturaram o momento em que três homens encapuzados, em um veículo, interceptaram o BMW blindado do pastor. Dois deles tentaram abrir a porta e quebrar o vidro do carro. A ação gerou pânico entre os pedestres, que correram para se proteger. Seguranças que faziam a escolta de Malafaia, em outro veículo, reagiram imediatamente, gerando troca de tiros. As imagens mostram disparos e os suspeitos fugindo.
De acordo com a Polícia Militar, os seguranças eram policiais militares de folga. Um dos suspeitos foi localizado horas depois em um hospital particular, onde foi preso. Um veículo roubado utilizado na tentativa de assalto foi recuperado.
Malafaia, que permaneceu dentro do carro durante o ataque, não respondeu aos contatos da imprensa até a última atualização do caso.